Diabetes

Doença que causa desregulação dos níveis de Glicemia (açúcar no sangue). Essa é uma das mais frequentes e importantes áreas de atuação do endocrinologista

Tireóide

Qualquer doença da tireóide, incluindo nódulos, bócio, disfunção hormonal da tireóide ou o câncer de tireoide.

Obesidade

Outra importante área de atuação do endocrinologista. Tentamos identificar fatores causadores da obesidade e opções terapêuticas para cada caso. Nos casos que precisam de cirurgia bariátrica, o endocrinologista continua sendo o médico mais importante para acompanhar o paciente a longo prazo.

Hormônios Ovarianos

Alterações do ciclo menstrual, ovários policísticos, infertilidade, aumento dos pelos e acne em mulheres são alterações que precisam de uma avaliação endócrina.

Menopausa

a parada da produção dos hormônios do ovário requer atenção especial, por ser uma fase com diversas descompensações metabólicas na vida de uma mulher. Hoje a terapia de reposição hormonal nessa fase é considerada essencial para a qualidade de vida a longo prazo.

Deficiência de Testosterona no Homem

A “Andropausa”, mais corretamente denominada de Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), antes pouco investigada, hoje sabe-se que é bastante frequente e importante de ser tratada no homem e que o tratamento precoce dela diminui o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas a longo prazo.

Doença das glândulas Supra-renais (ou Adrenais)

O hormônio mais conhecido dessa glândula é o Cortisol popularmente chamado de “hormônio do estresse”, pode haver deficiência dele na insuficiência adrenal ou o seu excesso na doença de Cushing. Essa glândula também produz outros hormônios que podem ser responsáveis por quadros de Hipertensão Arterial dentre outras doenças.

Doenças da Hipófise

A hipófise é uma glândula hormonal que fica no centro da cabeça e que comanda várias outras glândulas hormonais do corpo. Pode haver alterações nos hormônios produzidos nela como excesso de Prolactina, alterações no hormônio de Crescimento (GH), tumores de hipófise, alterações na hipófise após trauma cranioencefálico (TCE) ou cirurgias cranianas.

Doenças das Paratireóides

Geralmente ocasionam alterações nos níveis de cálcio sanguíneo que podem levar a câimbras, deformidades ósseas, osteoporose ou calcificações em outros órgãos incluindo pedra nos rins.

Ainda:
Osteoporose, Hipertensão Arterial, Alterações do Colesterol, Aumentos de Ácido Úrico (Gota), dentre outras